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NutriOn - Nutrição & Alimentação

14
Jun16

Dicas para controlar o desejo por doces

Ana Salomé Patrício

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Bolos, bolachas, chocolates, refrigerantes, gomas ...

Todos estes alimentos têm em comum o açúcar. Prejudicial para a saúde, quando consumido em excesso. Associado a vários problemas, nomeadamente cáries, fome insaciável, aumento de gordura corporal e consequentemente de peso, resistência à insulina, diabetes, entre outros.

 

Seguem-se algumas dicas para controlar o desejo:

 

1. Tomar um pequeno-almoço equilibrado

Esta refeição fornece a energia necessária para começar o dia. Não tomar o pequeno-almoço pode levar a hipoglicémias (descida de açúcar no sangue), falta de energia e consequentemente um desejo de comer doces, logo durante o periodo da manhã.

 

2. Comer de três em três horas

É a forma mais saudável e eficaz de manter o organismo saciado.

Fazer refeições menores e mais regulares ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, a vontade de comer coisas doces.

 

3. Praticar exercício físico

A prática de exercício físico estimula a libertação de hormonas responsáveis pela sensação de bem-estar, o mesmo efeito causado pela ingestão de doces. Para além disso ajuda na regulação do nível de colesterol, acelera o metabolismo e aumenta os níveis de energia.

 

4. Comer alimentos ricos em fibras

Ajuda a manter estáveis os níveis de açúcar no sangue, reduzindo a velocidade de absorção de açúcar dos alimentos, aumentanto a sensação de saciedade.

 

5. Dormir bem

Inúmeros estudos já estabeleceram uma ligação entre poucas horas de sono e excesso de peso, talvez por procurar nos alimentos doces uma fonte de energia, para combater o cansaço que não se conseguiu aliviar durante a noite

 

6. Fazer “doces” caseiros

A vantagem é ter-se a possibilidade de decidir os ingredientes a utilizar, conseguindo obter um alimento nutricionalmente melhor, podendo acrescentar especiarias, que vão adoçar o alimento de uma forma natural, como é o caso da canela.

 

Ideal é procurar comer um doce em pequenas porções, limitando o consumo a ocasiões festivas.

O segredo é bom senso e moderação!

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